top of page

TECNOLOGIA

Virtual Reality
Image by Javier Santos Guzmán
imagem-de-destaque-60-850x510.png
Magnetic waves could reveal speed of sol

ARQUITETURA

CÂMARAS

CODIFICADORES

SENSORES

Tecnologia: Publications

ARQUITETURA

07155644536342.jpg

Um sistema de realidade virtual é composto por três componentes essenciais: um ou mais ecrãs, um conjunto de sensores que detetam os movimentos e estimulam o utilizador, e um computador responsável por controlar toda a experiência. O desenvolvimento destas experiências inclui ainda a construção de mundos, contextos ou ambientes virtuais, modelados computacionalmente.

vr-system_edited_edited_edited_edited.jpg

Na figura acima representada é possível observar a arquitetura de um sistema de VR a simular um contexto de condução. Neste, o utilizador é estimulado através de um capacete, ou HMD. O capacete está equipado com ecrãs estereoscópicos, colunas e sensores de movimento que controlam a orientação das imagens que lhe são apresentadas. Um conjunto de outros sensores (pedais e volante) permitem ao utilizador controlar e movimentar-se na simulação. Um computador é a peça central deste sistema, ao estar ligado a todos os componentes e ao computar toda a informação necessária à simulação.

Tecnologia: Research

CÂMARAS

Uma câmara VR oferece uma experiência de visualização envolvente, capturando uma visão de 360 graus de fotos e vídeos. Ao movimentar cabeça/ponteiro o vídeo move-se com o utilizador. Pode ainda ser incorporado um fone, que dependendo do software, pode fazer com que a imagem se mova para a direção apropriada.

Existem vários tipos de câmaras desde profissionais a amadoras. As que são usadas com uma finalidade mais profissional são omnidirecionais e/ou compostas por um grupo de pequenas câmaras, podendo gravar e tirar fotos de diferentes ângulos simultaneamente. Assim, é necessário que esta câmara esteja conectada a um software capaz de unir todas as fotografias numa imagem esférica e que analise a componente audiovisual de forma a sincronizar as diferentes fontes. As câmaras podem capturar imagens através de diferentes métodos 

CAPTURA DE CAMPO DE LUZ

O princípio básico consiste em a câmara capturar o caminho dos raios de luz de vários pontos de vista, até um certo grau de liberdade.  Adiciona um grau de volume rastreado posicionalmente da cena, e com o recurso à paralaxe horizontal e vertical dá a profundidade e perspetivas verdadeiras independentemente do ângulo de visão. Ou seja, a câmara captura, através de múltiplas microcâmaras nos seus sensores, vários caminhos de luz. Através de tecnologia computacional e do hardware, esta compacta os caminhos dos raios de luz numa matriz esférica densa que é composta pelos dados do campo de luz que cruzam a superfície da câmara e através de processos matemáticos o sistema reconstrói matematicamente um volume de campo de luz esférico. Este método é baseado num conceito simples denominado por campos leves. Conceito este que já foi definido em 1846 como sendo apenas toda a luz que passa por uma área ou volume.

CAPTURA VOLUMÉTRICA 3D

Na aplicação deste método é necessário que as câmaras sejam de alta definição, sendo que o objetivo é gravar um vídeo de uma pessoa real de vários pontos de vista. Em seguida, através do seu próprio software captura, analisa, comprime e recria em tempo real todos os pontos de vista de um ser humano 3D totalmente volumétrico. Este método pode também ser usado em RA

FOTOMETRIA

O princípio fundamental usado pela fotogrametria é a triangulação. São tiradas fotos de pelo menos dois locais diferentes, as chamadas "linhas de visão". Essas linhas de visão (por vezes chamadas de raios devido à sua natureza ótica) são cruzadas matematicamente para produzir as coordenadas tridimensionais dos pontos de interesse.

Tecnologia: List

CODIFICADORES

Os codificadores mais utilizados na compressão de vídeos 360 graus para as diferentes plataformas são:

DESKTOP VR

O codec utilizado é o VP9, uma vez que, possui uma reprodutibilidade muito suave em computadores. É capaz de reduzir significativamente o tamanho dos ficheiros e mostrar cores nitidamente, especialmente cores mais escuras.

ANDROID H265

É um dos codificadores mais utilizados porque assegura uma boa qualidade de output e a reprodução é suave em dispositivos Android de última geração.

ANDROID VP9

É muito semelhante ao Android H265, mas usa o codec VP9 em vez do h.265/HEV. A qualidade e o tamanho dos ficheiros são idênticos, mas torna-se vantajoso, pois é visível em computadores.

CARDBOARD IOS

Apesar dos dispositivos iOS não terem sido feitos para a realidade virtual, porque não suportam os codecs mais avançados como VP9 ou h.265, apenas h.264/AVC, e a resolução máxima é 1080p a 30fps, este codificador é a melhor ferramenta para este sistema operativo.

HIGH QUALITY H265

Apesar da sua qualidade, ainda não é reproduzível em computadores ou telemóveis.

YOUTUBE

Supostamente suporta vídeos com resolução 8192×8192 para VR, contudo não é possível com o codec h.264/AVC, e não aceitando vídeos h.265/HEVC como input os vídeos devem ser codificados com o codec VP9. Não obstante, como o YouTube’s 360 metadata injector não aceita vídeos VP9, e esta é a única forma de ver os vídeos 360º no Youtube, o codec a utilizar deverá ser o h.264 sendo que a resolução máxima é 3840×2160.

FACEBOOK

Apenas suporta vídeos 360º monoscópicos

HEADJACK

É uma plataforma para criar e gerar conteúdo de vídeos de 360º. Permite criar uma aplicação de VR de forma intuitiva. O codec utilizado é h.265/HEVC sendo mais rápido a codificar do que o VP9.

Tecnologia: List
Captura de ecrã 2020-12-10, às 22.28.27.
Tecnologia: Image

SENSORES

sensores.jpg
  • Magnetómetro: componente eletrónico que mede campos magnéticos podendo operar como uma bússola, (detetando o norte magnético).

  • Acelerómetro: sensor usado para medir a aceleração própria do sistema. 

  • Giroscópio: implementado em sistemas VR para obter a localização do usuário.

  • Sensores ultrassónicos: utilizado para obter a distância do utilizador a obstáculos através do Time-of-Fligh (ToF).

  • Microfones: geralmente um sensor cuja funcionalidade é de feedback, para que o utilizador possa interagir com o software ou até outros utilizadores.

  • Sensor de velocidade: serve para controlar a velocidade do utilizador, seja por excesso ou defeito.

Tecnologia: News
bottom of page