top of page

IMPACTOS DA VR

IMPACTOS SOCIAIS

A nível social, a realidade virtual pode trazer aspetos mais negativos como a diminuição do contacto físico entre os utilizadores, perda de noção de realidade e ainda a perda de valores familiares, uma vez que, o desenvolvimento de simulações que permitem a interação à distância entre pessoas permite que que qualquer pessoa possa ter a aparência que deseja e até viver sobre a sombra do anonimato. Contudo, estas possibilidades podem também permitir o combate à exclusão ou isolamento social.

SOCIAL.jpg
saudewwwwwwwwwwwww.jpg

IMPACTOS NA SAÚDE

De acordo com P.J. Costello (1997), os sintomas e doenças físicas referem-se a cinetose – náusea ou enjoo semelhante a ler um livro num carro em andamento, doenças de visão, doenças neurológicas, como epilepsia, doenças ortopédicas, por exemplo, devido a má postura durante as simulações, doenças cardiovasculares e excesso de peso, doenças dermatológicas, causadas pelo contacto constante com os dispositivos de simulação e, por fim, traumas, contusões ou lesões causadas por colisões com objetos reais durante uma simulação. A nível psicológico é possível encontrar ansiedade, paranoia, claustrofobia, alucinações, dissociação do mundo real e comportamentos obsessivos e aditivos sobre o mundo virtual. Porém, dadas as aplicações na saúde, a VR também apresenta impactos positivos nesta área.

IMPACTOS ÉTICOS

A nível ético surgem questões que se relacionam com o comportamento e motivações humanas, sendo que alguns contextos de simulação poderão ser controversos. Temas relacionados com violência através de agressões, morte (por exemplo em jogos), racismo, bullying, sexo em contextos ilícitos como a pedofilia, violação, prostituição e escravidão sexual, são exemplos desses contextos.

etico.png
Impactos: News
Impactos: Video Player
bottom of page